terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

RESENHA: ANTES DA FORCA

Título: Antes da Forca
Série: A Primeira Lei #2

Páginas: 496
Autor (a): Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro (2014)

Sinopse: Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha - e nenhuma delas parece nem perto da vitória. Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos - tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele. Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão - proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte. Ao mesmo tempo, Bayaz lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente - uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte. Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados - mas não antes de estarem na forca.


*Pode conter spoilers.

Na sequência de O Poder da Espada, somos presenteados com uma história muito mais envolvente que a anterior.

Sand dan Glokta é enviado para Dagoska como o novo Superior da Inquisição, com a missão de descobrir o que aconteceu com seu antecessor, que desapareceu sem deixar nenhum vestígio. Além disso, Glokta ainda precisa enfrentar o conselho de Dagoska e impedir que os gurkenses tomem a cidade. Lembrando que tudo o que ele fizer terá que ser comunicado por escrito ao Arquileitor Sult.

Um pouco mais acima no mapa, lá no norte, o major West tem a difícil tarefa de proteger o príncipe Ladisla, que marchou junto do exército da União para impedir os avanços de Bethod e retomar o norte. Em sua jornada, West esbarra com um grupo de nórdicos que serão de extrema ajuda no decorrer da trama.

Enquanto isso, Bayaz e seu estranho grupo viajam para a Borda do Mundo em busca da Semente.

O Conselho Fechado de Dagoska: Haddish Kahdia, Carlot dan Eider, Sand dan Vurms, Korsten dan Vurms, General Vissbruck.
Um dos pontos mais fortes do segundo volume da trilogia é o desenvolvimento dos personagens e a introdução e maior participação de alguns que não foram muito explorados no primeiro livro, que é o caso de Collem West, Cachorrão, Rudd Três Árvores, Sinistro, Tul Duru e Barca Negra. A introdução e maior participação desses personagens dá uma bela guinada na trama. Fiquem atentos em Collem West!

O grupo de Bayaz, que possui uma gama diferenciada de personagens, é onde podemos notar um maior desenvolvimento. Jezal, após um acontecimento, começa a enxergar as coisas com outros olhos e muda (muito) a sua personalidade, o que o ajuda a criar uma conexão com os outros membros do grupo. Ferro também vai se desenvolvendo no decorrer da trama, mostrando um lado seu que não é muito comum. Malacus Quai se torna um personagem muito enigmático e curioso. Já o irmão Pé Comprido... Esse cara é um pé no saco! O grupo vai criando uma conexão mais forte e afetiva aos poucos. Os capítulos da viagem até a Borda do Mundo me renderam boas risadas, principalmente por conta de Nove Dedos.
"— Chega uma hora em que a gente precisa se prender a alguma coisa, não é? A confiança é assim, cedo ou tarde você simplesmente precisa confiar, sem ter motivos."
Nove Dedos é o personagem mais intrigante de todos, e fica mais ainda depois que descobrimos coisas do seu passado. É meu personagem favorito, mas não por causa das aparições repentinas do Nove Sangrento. Gosto muito da personalidade do Nove Dedos e das "experiências" que ele compartilha com Jezal.

Glokta continua implacável com seu humor negro. Irônico que só ele, Glokta faz piadas com sua deficiência e esbanja uma excelente maestria na hora de cumprir seus deveres. Seus práticos, Frost e Severard, aparecem pouco, dando mais espaço para as conversações entre Glokta e a prática Vitari, que guarda um belo segredo.

Em dado momento, coisas do passado começam a surgir em forma de histórias, muitas vezes contadas por Bayaz, mas também por outros personagens. Nesse segundo volume, nós descobrimos mais sobre a Primeira e Segunda Leis, sobre as guerras antigas que são citadas a todo o momento no primeiro volume e sobre a história dos antigos magos: Kanedias, Juvens, Glustrod, Khalul e alguns outros.

Como já foi dito na resenha de O Poder da Espada, Abercrombie consegue nos transportar para o mundo que criou. As descrições de construções, paisagens e até ruínas são muito bem elaboradas. Nesse livro podemos ter uma ideia de como o autor descreve as batalhas, e olha, o cara é bom! As lutas são descritas bem detalhadas e a estratégia de guerra é muito bem elaborada. Mais um dos pontos fortes.

Agora só me resta partir para o próximo volume, O Duelo dos Reis, e encerrar a trilogia.

Avaliação:







6 comentários:

  1. Não entendi muito a resenha do livro pq nao li o primeiro volume ainda e nem conheço a historia :( vou dar uma lida no link que vc deixou do Poder da espada pra poder entender melhor :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma lidinha lá no link sim, Kézia. Os dois primeiros volumes são uma ótima leitura pra quem gosta de uma boa fantasia. Abercrombie escreve muito bem e consegue te colocar dentro da história de um modo fantástico. Claro que existem alguns contras, mas são poucos, nada que suje a boa fama da trilogia :)

      Beijos, volte sempre aqui :)

      Excluir
  2. Leia logo o 3º livro, é o melhor dos três!!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura tá tão gostosa que comecei ontem e já tô na metade. Maldito Jezal! Vai ter sorte assim lá na Borda do Mundo! Huhauhauhuahuah

      Abraços, Vagner!

      Excluir
    2. Espera até ler os últimos 5 capítulos então. ahuauhuahuha

      Excluir